O Blog Fusca Branco

Eu resolvi abrir este blog para acompanhar todos os passos da restauração e da preparação do meu Fusca 69. As principais modificações ocorrerão no motor e na caixa, bem como nas suspensões dianteira e traseira, que já foram preparadas para performancee e serão apenas revisadas e repintadas. Os freios também foram modificados e serão a disco nas quatro rodas, mantendo a furação original "wide five".

Seja bem vindo.

11/06/2009

A Suspensão do Fusca - Parte 3

Finalmente consegui colocar a suspensão quase "no osso", graças a ajuda de um removedor pastoso prá lá de forte. O resto dos resíduos de tinta eu retirarei após a desmontagem.


Clique para aumentar a foto.



Em carro antigo, todo cuidado é fundamental! Comecei a analisar o estado geral da suspensão e descobri que terei que fazer algumas correções importantes. Há pequenas trincas que terei corrigir. Galho fraco, mas fundamental para a segurança.


Clique na foto e note as pequenas fissuras.


Um detalhe: observei que as mangas de eixo são preparadas para receberem as ponteiras de direção pelo lado oposto, por baixo, de modo que as barras de direção não fiquem inclinadas e não alterem a geometria da suspensão quando usamos o carro rebaixado, que vai ser o caso desse carro. Calma, eu não vou socar o carro no chão, eu vou tirar a altura excessiva da frente e usar as rodas traseiras com cambagem negativa de 1,5 graus. Pouquinho. Isso aí, aliado aos aros 14 (de Kombi) vão colocar o Fusca numa altura bem mais baixa que o original, o que vai conferir a estabilidade que eu desejo alcançar com ele. Calma novamente, os aros 15 originais estarão a postos, e poderão ser montados a qualquer tempo.

7 comentários:

  1. notei que essa suspensão é para o fusca antigo cabeçote baixo e consta um kit de freio a disco, gostaria de saber qual o precesso para ser feio esse sistema e se é possível entrar as rodas aro 13 castelinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa adaptação era feita igual para todos os Fuscas D3, de pista. Havia uma empresa que fazia isso na época, mas me falha o nome agora. Sim, cabem as Castelinho! ;-)

      Excluir
  2. corrigindo o texto (SER FEITO... e não feio, rsrs)

    Notei que essa suspensão é para o fusca antigo cabeçote baixo e consta um kit de freio a disco, gostaria de saber qual o precesso para ser feito esse sistema(poderia me passar as especificações: qual pinça usar, qual o disco usado, terá que fazer algum trabalho no eixo fora o suporte das pinças e a flange 5furos), e se é possível entrar as rodas aro 13 castelinho que usavam na decada de 68.

    Meu nome é Renato (SP) tenho um fusca 1968, sou pirado for fusca antigo e se não for pedir muito vc teria algumas fotos do sistema desmontado, vc poderia me mandar por e-mail patoquem@hotmail.com

    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. fala garoto tudo bem?gostei da limpesa!!!a minha suspenção limpei com gasolina,mais não chega a esse.um abraço.heuri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use removedor pastoso, só tome cuidado no manuseio. Depois limpe com jato de alta pressão. Abraço!

      Excluir
  4. Caro colega,
    Achei o seu Blog no google, pesquisando: "suspensão de fusca". Estou interessado nesse assunto pois adquiri recentemente um Buggy Fyber ano 91, e quero modificar os freios dele. Se puder dar algumas informação que possa me ajudar, ficarei grato!

    Angelo Ramos - Guarda Municipal de Fortaleza
    Email: angelo_ramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo,

      Se o seu Fyber usa a suspensão dos fusca antigos, o que tem a fazer é o processo normal de adaptação de freios a disco, que deve ser executado por uma oficina especialista no assunto. Se for dos novos, você já poderá encontrar uma suspa completa com freio a disco, sem muita dificuldade!

      Excluir